O Guia definitivo para cobertura de tatuagem perfeita
Se você tem alguma arte tatuada no corpo e se arrepende dela, provavelmente já ficou no impasse fazer a cobertura de tatuagem ou remoção a laser?
Antes de mais nada queria deixar claro que essas não são as únicas alternativas para “apagar ” uma tatuagem mal feita, antiga, ou uma arte da qual você se arrependa.
Existem algumas técnicas além do cover-up que podem salvar sua autoestima daquele arrependimento diário tatuado em seu corpo.
Quer saber mais? Então continue aqui com a gente que o post de hoje está recheado de curiosidades sobre essas técnicas, e ainda responderemos as CINCO perguntas mais feitas na internet sobre cobertura de tatuagem.
Porque as pessoas procuram por cobertura de tatuagem?
Primeiramente a cobertura de tatuagem é o jeito mais barato de sumir com um desenho e além disso, te livra de passar por sessões caras e muito dolorosas de remoção.
Constantemente e por diferentes razões, as pessoas acabam se convencendo de que não querem mais ter determinada tatuagem, de que não gostam mais ou que não fazem mais sentido.
Seja por uma tatuagem mal feita, homenagens a relacionamentos que agora estão no passado e que você não quer ter lembranças, ou aquela tattoo que você até gosta, mas que ficou apagada e sem vida com o tempo.
Existem também aquelas tatuagens que são bonitas e foram bem feitas, mas você simplesmente enjoou e não aguenta mais vê-las quando se olha no espelho.
Em muitos casos o mais indicado é a cobertura de tatuagem, mas se engana quem acredita que só existem duas opções, a cobertura total ou a remoção. Há também outras técnicas utilizadas nesse processo e falaremos delas a seguir.
Técnicas utilizadas para a cobertura total ou parcial de uma tatuagem
Cover-Up que traduzida do inglês significa cobrir, é uma técnica utilizada para fazer a aplicação de uma tatuagem sobre outra já cicatrizada.
Neste caso é normal que as tatuagens escolhidas para a cobertura tenham um tamanho maior que a primeira. Veja a seguir alguns exemplos:
Retoque é uma técnica normalmente usada depois da cicatrização da tatuagem, quando você nota alguma falha ou deseja fazer alguma correção.
Ou ainda quando tem aquela tatuagem antiga, mas que gosta muito e que não quer modificá-la, você pode optar pelo retoque e trazer novamente vida para sua tatuagem.
Veja a seguir alguns exemplos de tatuagens retocadas:
Reforma é uma técnica bem parecida com o retoque, mas além de reviver a tatuagem são feitas algumas modificações, e outras referências são acrescentadas.
Veja a seguir alguns exemplos de tatuagens reformadas:
Blast-Over, talvez você nunca tenha ouvido falar sobre, mas essa é uma técnica bem interessante.
Ao invés de fazer a cobertura de tatuagem total, no Blast-Over o tatuador reaproveita partes da arte antiga, é como atropelar o desenho tatuado sem que ele seja totalmente coberto.
Utilizar essa técnica quando se tem poucas tatuagens acaba talvez não fazendo sentido, mas a ideia é ótima para quem tem muitas tatuagens pelo corpo.
Veja a seguir exemplos de blast-over:
São muitas as dúvidas de alguém que deseja cobrir, excluir, esquecer, apagar, extinguir, uma tatuagem que não quer mais ter em seu corpo. Por isso, separei as top 5 perguntas mais feitas sobre cobertura de tatuagem.
É possível cobrir uma tatuagem com outra?
Sim, é possível fazer a cobertura de uma tatuagem com outra. Mas a técnica é um tanto complexa e depende de diversos fatores, dentre eles o tamanho, traço, cor, local e pigmentação da pele.
Por tanto não é todo tatuador que aceita esse trabalho de cobertura, pois exige um nível alto de experiência, estudo e dedicação. Isso claro se você for escolher um bom profissional para corrigir a “cagada ” de outro.
Um ponto muito importante é a escolha do novo desenho que substituirá o antigo, nem sempre a escolha que você fizer será a ideal para a cobertura.
Neste caso, você pode conversar com seu tatuador e falar sobre sua ideia, suas preferências para que juntos consigam chegar a um resultado que te agrade e que de fato cubra sua tatuagem.
Exemplos de coberturas de tatuagens com outras tatuagens;
Como funciona a cobertura de tatuagem?
O procedimento de cobertura de tatuagem é o mesmo que o da primeira tattoo, a única diferença é que neste caso você está tatuando uma região que já está marcada.
O tatuador aplica a tinta na pele normalmente, o problema é que o pigmento das tatuagens se misturam e é fato que as cores mais fortes sempre prevalecem.
Então é importante que para a cobertura a escolha seja de cores fortes e escuras, além é claro de desenhos maiores que possibilitem a cobertura total de sua tatuagem, se essa for sua intenção.
É possível cobrir uma tatuagem preta?
Sim, é possível. Mas via de regra somente preto cobre preto, salvo aqueles casos onde o desenho já é bem antigo e está desbotado ou quando você faz algumas sessões de clareamento a laser na tatuagem antes de fazer a cobertura.
Ah mas eu já vi muitas tatuagens que foram cobertas com branco, MITO! E se algum tatuador te der essa dica na hora da cobertura, fuja.
É impossível que cores claras cubram cores escuras, quanto mais contraste é usado maior é o nível de dificuldade na escolha de cores para fazer a sobreposição.
Não que você não possa utilizar o branco na sua cobertura de tatuagem, mas a função da cor nesse caso é mais para trazer luminosidade a arte e realçar os detalhes.
Tem como cobrir uma tatuagem colorida?
Para alívio de geral é possível cobrir quase todo tipo de tatuagem, lembrando sempre que quanto mais escuras forem as cores da tatuagem antiga, mais escuras e fortes precisaram ser as cores da tatuagem de cobertura.
O preto é sempre o mais indicado para cobertura de tatuagens coloridas, mas ressalto a importância da escolha de um bom profissional experiente em cobertura, que avalie seu caso e junto com você escolha o melhor projeto.
Tem como cobrir uma tatuagem mal feita?
Dá para consertar uma tatuagem mal feita sim e sem precisar passar por aqueles processos dolorosos de remoção a laser.
Você pode retocar ou reformar uma tatuagem que não tenha te agradado muito, usando a mesma arte mas fazendo retoques e adicionando outras coisas.
Mas se a sua ideia é a cobertura total do desenho, o primeiro passo é procurar um estúdio e um tatuador com experiência em cobertura de tatuagem e que tenha ótimas referências.
Juntos vocês poderão estudar o seu caso, você pode falar sobre suas preferências e ideias para a cobertura e o profissional sendo experiente irá te orientar sobre o que é possível ou não, para que juntos possam chegar a um resultado que te agrade e te deixe satisfeito e feliz.
Cobertura de tatuagem grande
O desafio de cobertura de tatuagem grande é bem maior, já que a nova arte escolhida precisa ter ao menos duas vezes o tamanho da antiga para que a cobertura possa ser bem feita.
E em alguns casos o Blast-Over acaba sendo uma boa opção, já que ao invés de cobrir um enorme desenho com outro maior ainda, você reutiliza a tatuagem antiga, ” atropelando “ela com a arte nova.
Mas, se você deseja realmente fazer a cobertura total desse desenho, confira a seguir algumas ideias de cobertura de tatuagem grandes.
Dicas valiosas para quem está procurando por uma cobertura de tatuagem
Pesquise bem antes de escolher o estúdio e o tatuador que irá cobrir o desenho em sua pele, afinal você não vai querer cobrir um trabalho mal feito com outro né?
Escolha um profissional que tenha experiência em coberturas e não se esqueça de pedir para conhecer o trabalho dele antes.
Nem sempre sua escolha para cobertura de tatuagem será a ideal, é preciso ter a mente aberta e ser flexível para acolher as ideias e sugestões do profissional que você escolher.
Por se tratar de uma cobertura, a aplicação de tinta nessa tatuagem é mais sólida e por ser camada por cima de camada, a cicatrização exige cuidados redobrados.
E por último mas não menos importante, se você está procurando pelo melhor estúdio, com os melhores profissionais venha conhecer o Catrina nosso estúdio de tatuagem no Tatuapé.
Conclusão
Se você chegou até aqui saiba que esse é o fim, mas calma se você gostou da leitura e quer saber mais sobre tatuagens, ideias de desenhos para te inspirar e sugestões de locais, temos esses outros posts bem legais, tatuagem no braço masculino, tatuagem feminina na coxa, tatuagem feminina nas costas e tatuagem feminina no ombro
Gostou? Conhece mais alguém que gostaria de saber mais sobre cobertura de tatuagem? Então não esquece de compartilhar esse post com ela e de nos seguir nas redes sociais também Facebook e Instagram, vai lá interagir com a gente. Até a próxima 😉