Tatuagem em cicatriz: Top 10 dicas que você precisa saber
A escolha de fazer uma tatuagem em cicatriz vai muito além de vaidade ou estética, é uma maneira de levantar a autoestima e se libertar do incômodo de uma marca indesejada no corpo, seja por uma operação ou acidente.
Os motivos por trás dessa escolha são diversos e às vezes bem pessoais, a cicatriz pode incomodar bastante em muitos casos, principalmente mulheres.
Então no post de hoje vamos falar sobre esse tema tão interessante, trazendo para você muita informação, dicas, cuidados e é claro muita inspiração de tatuagens incríveis para cobrir suas cicatrizes, continue lendo e vem conferir.
Pode fazer tatuagem em cima de uma cicatriz?
Uma das muitas dúvidas de quem deseja cobrir uma marca em seu corpo é saber se pode fazer uma tatuagem em cicatriz e a resposta é SIM, você pode.
Mas por se tratar de uma região que já foi lesionada o processo não é tão simples e a primeira coisa a se fazer é consultar seu dermatologista para saber se a cicatriz se encontra apta para receber uma tatuagem.
O segundo ponto é fazer a escolha de um profissional experiente, ele deve avaliar e estudar bem o seu caso.
Algumas marcas podem ser muito profundas ou em lugares difíceis de tatuar, por isso é importante avaliar a arte escolhida, a técnica e as cores a serem utilizadas, o local e as dimensões da cicatriz.
Outro ponto a ser considerado é o tempo de sua marca, quanto mais velha ela for melhor. Mas a orientação é de que você espere ao menos 12 meses para poder fazer a tatuagem em cicatriz.
Confira algumas ideias de tatuagens agora;
Tatuagem em cicatriz com queloide
Apesar de ser possível fazer uma tatuagem em cicatriz com queloide é preciso se atentar a alguns detalhes e tomar muito cuidado.
Não dá pra tatuar uma cicatriz recente, com queloide ou não é preciso primeiro respeitar o período de cicatrização.
Uma dica bacana que pode ajudar bastante na hora da tattoo é fazer um tratamento antes, com pomadas que ajudam na recuperação de queloides antigas.
Mas para isso é importante consultar um dermatologista, principalmente para se orientar sobre os riscos de desenvolver outra queloide após fazer a tatuagem.
Dói fazer tatuagem em cicatriz?
A dor é algo bem relativo e varia de pessoa para pessoa, geralmente a sensibilidade é menor na área da cicatriz.
Mas quando ela é coberta o desenho ocupa um espaço maior, então a dor pode acabar sendo a mesma de tatuar uma região comum.
Salvo aqueles casos em que é preciso de mais de uma sessão para fazer a tinta aderir a pele, aí você provavelmente sentirá mais dor.
Dicas e cuidados importantes antes de fazer sua tatuagem em cicatriz
Por se tratar de um trabalho muito cuidadoso tatuar uma cicatriz, escolha um profissional experiente, que entenda seu caso e que junto com você escolha a melhor opção para realizar o projeto.
A pele cicatrizada absorve os pigmentos da tinta de forma diferente, então esteja preparado para o caso de precisar passar por mais de uma sessão para obter um bom resultado.
E por falar em cores, o preto sempre vai pegar melhor na cicatriz. Mas se você deseja fazer uma tatuagem colorida, opte por cores mais vibrantes.
Outra coisa que conta para obter um melhor resultado é o tempo da cicatriz, quanto mais antiga ela for melhor a aderência da tinta na pele.
Embora as cicatrizes em nossos corpos nos tragam lembranças dolorosas, às vezes servem para nos mostrar o quanto somos fortes e capazes de superar as adversidades da vida. Por isso, pense bem antes de se decidir.
Vale usar a criatividade e aproveitar as próprias marcas e saliências de sua cicatriz para criar uma arte legal, trazendo mais profundidade e significado para sua tatuagem.
Os cuidados com a pele antes, durante e depois da tatuagem são muito importantes, e na tatuagem em cicatriz não seria diferente.
Então mantenha a pele sempre hidratada, higienizada e protegida do sol. Siga as recomendações médicas e as orientações de seu tatuador. SEMPRE!!
Veja agora ideais legais e criativas de como aproveitar sua cicatriz para complementar uma tatuagem;
Tatuagem para cobrir cicatriz de mama
As cicatrizes de mamoplastia, seja por cirurgia de aumento, redução ou mastectomia, pode mexer e muito com a autoestima de uma mulher.
Se você já passou por algum desses procedimentos, principalmente o de mastectomia, sabe bem como é não se ver mais como antes e ter que aceitar as mudanças e cicatrizes profundas em seu corpo.
Por isso o ato de fazer uma tatuagem em cicatriz de mama vem se tornando cada vez mais comum entre as mulheres que tiveram que passar por esse momento tão doloroso.
Além de ter muitos tatuadores pelo mundo todo desenvolvendo projetos de tatuagens gratuitas para levantar a autoestima de mulheres que passaram por esse procedimento.
Em termos de saúde e bem estar, todo tipo de ajuda para enfrentar os momentos difíceis da vida é válido, não é mesmo?
Confira agora idéias incríveis de tatuagem e cicatriz de mama;
Tatuagem em cicatriz de abdominoplastia
Para quem fez uma abdominoplastia ou tem uma cicatriz de cesária e deseja disfarçar a marca, a opção de fazer uma tatuagem em cicatriz pode funcionar muito bem.
Mas é claro que para isso dar certo é preciso avaliar as características da cicatriz, como o tamanho, a cor, a saliência, etc.
Além da escolha da tatuagem e do profissional certo para realizar esse tipo de trabalho.
Confira agora idéias bem legais de tatuagem em cicatriz de abdominoplastia;
Conclusão
Você viu como a tatuagem em cicatriz pode ser a escolha perfeita se deseja cobrir marcas indesejadas em seu corpo? Além de ajudar a ressignificar momentos difíceis, transforma suas cicatrizes em belas artes.
Se você curtiu esse post e quer ver mais inspirações de desenhos para tatuar e cobrir suas cicatrizes, veja nossos outros textos sobre cobertura de tatuagem, tatuagem feminina no ombro e tatuagem feminina na coxa.
Gostou? Então não deixe de compartilhar com quem você gosta e de nos seguir nas redes sociais Instagram e Facebook, e para dúvidas ou mais informações converse com um de nossos tatuadores ou venha conhecer o Catrina nosso estúdio de tatuagem no Tatuapé!! Até a próxima 😉